Vem Aí a XVI Edição do Canela Foto Workshops

Será de 26 a 29 de julho, em plena Temporada de Inverno mais uma edição desse grande encontro da fotografia brasileira, com exposições, palestras e, como sempre, com grandes novidades para profissionais e amadores. Nesta edição, convidamos Fernando Bueno, diretor do Canela Instituto de Fotografia e Artes Visuais para contar sobre o projeto deste ano.

O PROJETO CAUSOS 

Não dúvida da importância da fotografia no registro da nossa história. Em mais de um século de existência, a fotografia já faz parte do nosso cotidiano, marca nossas alegrias, conquistas, tragédias, enfim a nossa vida e, portanto, nossa história.

As fotos fazem parte da nossa memória. São capazes de fazer guerras pararem, tal como a foto de Huy Cong “NIck”Ut , ganhadora do Pulitzer, aquela da menina vietnamita Kim Phuc, correndo nua queimada pelo napalm no Vietnan; ou a da Passeata dos Cem Mil, do mestre Evandro Teixeira, que retratou tão bem a vontade de um povo por liberdade e ajudou a acabar com nossos anos de chumbo. A foto da fotógrafa gaúcha Jaqueline Joner que mostra uma família de colonos na Encruzilhada Natalino, uma família de colonos, faminta, com a mãe já sem leite no peito tentando alimentar um de seus filhos e que provocou solidariedade e doações. Fotografias também podem fazer o bem.

Por estas e por outras nós fotógrafos somos grandes contadores de “causos”. Alguns fazem parte da vida do nosso País, outros ficam restritos as mesas dos bares, ou estão nos álbuns de família, mas todos eles fazem parte das nossas histórias.

Por esta razão, o Canela Instituto de Fotografia e Artes Visuais vai lançar este ano, durante a sua 16ª Edição, um projeto histórico que vai gerar um novo perfil da fotografia contemporânea brasileira. Com participação do time do Instituto e o apoio da LUX e da Evolution, que acreditaram no projeto, vamos colocar no ar CAUSOS+FOTOS+FATOS=HISTÓRIA. 

É um grande projeto que pretende ouvir primeiramente um grupo de 50 fotógrafos brasileiros que irão contar “os causos ” de suas fotografias.

 A curadoria é do próprio autor. Nossa equipe vai gravar e editar cada Causo em um depoimento do fotografo ao Instituto.

Iremos disponibilizar o material obtido em um canal do YouTube especialmente criado para o projeto e nas redes socias do Instituto e do Canela Foto Workshops. Estes depoimentos irão formar um panorama inédito da nossa fotografia e um retrato da nossa identidade e da nossa história.

Estamos planejando também uma exposição do conjunto das fotos que será exibida na Galeria do Instituto em Canela, conjunto este que será a primeira coleção do Instituto.

Existe também a ideia de editarmos um ou mais livros com textos e as fotos reunidas no projeto.

Os episódios serão divulgados de 15 em 15 dias durante um período de 2 anos.

Nossos primeiros seis convidados são Luiz Carlos Felizardo, Jaqueline Joner e Ruy Varella cujos vídeos passarão durante o evento, e mais, Eneida Serrano, Ricardo Kadão Chaves e Leonid Streliaev- o Uda. Todos os principais fotógrafos gaúchos, estarão ao vivo no CFW contando seu Causos para o público presente.

Ajudados por Roger Lerina, Mozart Mesquita e eu na coordenação dos trabalhos.

 Completando o primeiro grupo de convidados, estamos trazendo a Canela Walter Firmo um dos mais importantes fotógrafos contemporâneos do Brasil.

Não perca esta oportunidade!

A entrada e grátis, mas as pessoas estão sendo incentivadas a trazer 1 kg de alimento não perecível que serão doados a ABASC, para ajudar as obras sociais de Canela.

O Canela Foto Workshops 2018 acontecerá no Grande Hotel Canela, com exposições e atividades no Espaço 273 e na Galeria do Instituto na Casa Francesa.

 

Fernando Bueno