30 anos da ABRAFOTO

Retrospectiva da fotografia publicitária brasileira – curadoria de Rubens Fernandes Jr e Cristiano Burmester.

Local: Laje de Pedra

Hora: 24 horas


Exposição investiga a formação da fotografia publicitária brasileira

Um dos mais destacados segmentos da economia brasileira, a publicidade, foi estruturada na segunda metade do século passado. Uma parte significativa de seu sucesso deve-se a participação da fotografia e sua capacidade de materializar os conceitos envolvidos nas campanhas. Com curadoria de Rubens Fernandes Junior e Cristiano Burmester, a exposição Fotografia Publicitária Brasileira, reúne os mais destacados autores que participaram desta história e tem abertura prevista para o dia 19 de novembro na Casa da Imagem. A mostra foi viabilizada pela parceria entre a Associação Brasileira de Fotógrafos – ABRAFOTO e o Museu da Cidade de São Paulo da Secretaria Municipal de Cultura.

Segundo o curador e pesquisador de fotografia Rubens Fernandes Junior, “Esta mostra reúne mais de setenta profissionais da fotografia publicitária brasileira atuantes nos últimos 60 anos. Desde as primeiras imagens realizadas no final dos anos 1950 até imagens produzidas em 2015. O conjunto exibido não apenas traça a evolução do discurso imagético da publicidade como também traz os principais produtos e suas campanhas que marcaram de algum modo a cultura brasileira e pontuaram hábitos de consumo.

Um núcleo pioneiro formado por Germán Lorca, Henrique Becherini, Hans Gunter Flieg, Chico Albuquerque, Otto Stupakoff e Sergio Jorge, ao lado de nomes atuais como Cristiano Mascaro, Bob Wolfenson, Marcio Scavone, Orlando Azevedo, Klaus Mitteldorf, Marcos Magaldi, Luis Crispino, Meca, Tony Genérico, Du Ribeiro, Daniel Klajmic e dezenas de outros profissionais que trabalharam duramente para qualificar a fotografia publicitária brasileira do ponto de vista técnico e estético e inseri-la no circuito internacional através de campanhas premiadas.

Vale destacar o papel fundamental desempenhado pelas agências de publicidade que potencializaram a imagem fotográfica como signo convincente e persuasivo da mensagem publicitária. As agências brasileiras estão entre as melhores do mundo e a fotografia publicitária é parte dessa complexa engrenagem mercadológica que seduz o consumidor pela criatividade e singularidade da imagem.

Esse olhar panorâmico sobre essa produção se completa com uma pequena sala munida de telas dedicadas à projeção de centenas de imagens como se fosse um imenso caleidoscópio que trouxesse para o presente, parte expressiva do melhor da fotografia publicitária realizada no Brasil. Impossível não se emocionar diante dessa incrível história que nada mais é do que a memória coletiva que atravessou diversas gerações.”

 

Sobre a ABRAFOTO 

A Associação Brasileira de Fotógrafos – ABRAFOTO foi criada em 1985 por um grupo de fotógrafos com o objetivo de estabelecer princípios éticos e profissionais no mercado. Com mais de 30 anos, trabalha em benefício de toda uma classe que tem as mesmas preocupações e aspirações. É uma entidade civil, sem fins lucrativos ou políticos, e destina-se a zelar pelos interesses coletivos, morais, culturais e materiais dos profissionais e empresas que se dediquem à produção de fotografia.


Patrocínio:

   

Apoio: