Nossa História

07
Canela Foto Workshops começou a ser desenhado nas participação do fotógrafo gaúcho Fernando Bueno em workshops internacionais, ao longo de mais de 20 anos. Locais como Carmel e Santa Bárbarana Califórnia, Rockport no Maine, Santa Fé no Novo México, Harles na França ou aToscana, na Itália, mostraram que a beleza de suas paisagens é excelente cenário para o aprendizado e a prática da fotografia. Próxima de Porto Alegre, localizada nos Campos de Cima da Serra, no Rio Grande do Sul, Canela é privilegiada pela natureza, tem variedade de luzes, clima agradável no verão, além de forte vocação turística  ecultural, já difundida em todo o país. A cidade reúne ainda uma comunidade de artistas e artesãos, completamente desenvolvida. Foi assim, com o projeto definido e o apoio da infraestrutura turística do município, que Fernando Bueno e a jornalista e produtora Liliana Reid  escolheram Canela para sediar os Workshops de Fotografia a partir de fevereiro de 2002, reunindo grandes nomes da fotografia brasileira e mundial. Amplo e abrangente, o Canela Foto Workshops logo passou a ter destaque no calendário nacional e internacional de eventos de fotografia. Ao criar oportunidade para que profissionais e amadores pudessem aproveitar o verão na Serra Gaúcha para conviver, aprender e divertir-se ao lado de verdadeiros mestres da fotografia, contribuindo para a difusão e o aprofundamento do trabalho dos fotógrafos.
  031 (1)

Divulgação e Mídia

Canela Foto Workshops resgata a vocação do município como estação de veraneio. O projeto foi estruturado com a idéia de aproveitar as vantagens da baixa temporada turística da Serra. No verão, as noites são amenas, os dias ensolarados e a hotelaria e o comércio oferecem preços convidativos aos visitantes. O evento conta com o patrocínio da Prefeitura, permitindo a utilização de seus espaços publicitários, e o apoio da Fundação Cultural, que disponibiliza excelentes opções de espaços para a realização de exposições. O cinema, e a sala de teatro são um bom exemplo da importância dos workshops para a cidade. Dessa forma, toda a cidade absorve o evento, fazendo com que não só os participantes, mas também a comunidade e os turistas “respirem fotografia”. Esse grande festival, que reúne interessados de todas as áreas, atrai também a mídia especializada de todos os setores. O Canela Foto Workshops, em todas as suas edições, ganhou amplo espaço de divulgação tanto na mídia local quanto nacional, colocando a fotografia como tema central em cadernos de moda, turismo, artes, arquitetura, tecnologia, gastronomia, ensino, etc. São centenas de centímetros impressos e muitas horas no ar em emissoras de rádio e televisão, dando um grande retorno a todos os patrocinadores e apoiadores, muito além do estimado pelas verbas aplicadas no evento. Além disso, de setembro à fevereiro, portais, sites, blogs, e-mails, reportagens, cartazes, banners e visitas de divulgação nas entidades de ensino de Canela e outros municípios gaúchos também geram um grande volume de mídia espontânea, que atrai participantes de todas as partes.

021            011

Alunos e Mestres 

Durante estes 13 anos de realização, o Canela Foto Workshops reafirmou sua vocação de integrar arte e cultura com técnica e educação. Fotógrafos renomados trouxeram suas experiências  profissionais para enriquecer a todos os que tiveram a oportunidade de participar das edições anteriores do evento. Muitos dos convidados passaram a frequentar regularmente os Encontros de Fotógrafos, tornando-se, através desse convívio, além de amigos, grandes colaboradores dos projetos que foram se desenhando ao longo do tempo nessa jornada. Entre os nomes já gravados na história do Canela Foto Workshops estão, além do idealizador Fernando Bueno, os de Al Hamdam, André Chassot, César Hamdan, Clóvis Dariano, Dudu Contursi, Evandro Teixeira, Leopoldo Plentz, Luiz Carlos Felizardo, Manuel da Costa, Marcos Zimmermann, Omar Hamdan, Orlando Brito, Paulo Rocha, Pete Turner, Raul Daudt, Raul Krebs, Rogério Reis, Ruy Varella e Thomas Susemihl. Entre os professores parceiros, destacamse Alex Hermann, Betina Frichmann, Cilon Estivalet, Cláudio Ott, Denise Gadelha, Paula Krause, Tatiana Sperhacke e Vitor Hugo Travi, entre tantos outros profissionais renomados, que também se inscreveram como alunos para exercitar seus talentos. Diversos alunos participantes do Canela Foto Workshops atualmente são profissionais da fotografia e promovem seus próprios cursos e workshops em suas cidades. A convivência e a troca de experiências e de conhecimento entre alunos e instrutores representam um ganho real e inestimável para todos.

06

 

Os Parceiros 

Principal parceira e incentivadora, a Fundação Cultural de Canela integra a equipe organizadora deste grande festival e encontro de fotografia, que conta ainda com o apoio da Prefeitura Municipal, através da disponibilização de espaços culturais da cidade para a realização de exposições, aulas, palestras e encontros. Os hotéis e restaurantes de Canela sempre apoiaram a realização de todas edições do evento, emprestando seus espaços e  ospedando professores e alunos, além de oferecer grandes descontos aos visitantes durante o período. Durante estes 10 anos, seria impossível listar todos os parceiros que nos ajudaram a construir o Canela Foto Workshops. Merecem destaque: ACIC, Alta Vista, Bosque de Canela, Brocker, Canela Grande Hotel, Castelinho do Caracol, Chocolates Caracol, Dina Fotográfica, Estalagem Vila Suzana, Ford Models, Fundo de Turismo, Fujifilm, Grande Hotel Canela, Hotel Continental Canela, Hotel Pousada Blumemberg, Klein Ville, Kodak Professional, Mako, Ortus Promoções e Eventos, Pousada Casa Rosa, Pousada e Parque das Sequóias, Pousada Ruppenthal, Quanta, Terra Turismo, UCS, Vila Suzana Parque Hotel, Worx Assessoria em Eventos entre muitos outros. 

08

 

O Projeto 

Na edição de 2015, estaremos comemorando 14 anos de história deste projeto pioneiro no Brasil, que nasceu com o objetivo de divulgar e ensinar fotografia para alunos de todos os lugares do mundo, tendo Canela como sede. Durante a última década, tivemos a colaboração de vários fotógrafos destacados e a parceria da industria fotográfica nacional. Logo após o Carnaval, Canela vai respirar fotografia novamente. O Foto Escambo, o Varal Fotográfico, a Leitura de Portfólios, a Mostra de Cinema e Fotografia e várias exposições e workshops já estão confirmados. Convidados reconhecidos mundialmente estarão na cidade para mais uma edição do Canela Foto Workshops.

09

 

O Futuro 

Desde o início do Canela Foto Workshops, existia a idéia de construir uma escola especializada em artes visuais, com ênfase em fotografia. Após 13 anos de muito trabalho, este projeto esta cada vez mais próximo de se tornar realidade. Em parceira com a Prefeitura Municipal, através da Fundação Cultural, e com o apoio e visão da Secretaria Municipal de Turismo estamos criando o Instituto de Artes e Fotografia, que ocupará a área das ruínas do antigo cassino de Canela.