JAMAIS NOS MATARÃO, O QUE É BOM NÃO ACABA

Com Al Handam, Márcio Scavone, Raul Krebs e Cristiano Burmester.

O objetivo deste fórum é estabelecer um debate sobre a atual produção de fotografia para o mercado publicitário, tentando construir um cenário futuro para reflexão. 

Quais são as novas tendências, o que vai acontecer com o mercado e suas demandas, como e porque os fotógrafos devem se adaptar às novas realidades de mercado, o que é produção de conteúdo em termos de imagem e como a mudança das mídias influenciou o mercado fotográfico. Estes são alguns dos questionamentos que pretendemos abordar, procurando entender as mudanças no mercado da fotografia comercial e como isso afeta o cotidiano dos fotógrafos. 

Todos os convidados para este fórum tem relevante história na fotografia brasileira, tornando esta mesa qualificada a discutir pontos importantes para o futuro próximo, como, por exemplo, qual o valor de um olhar diferente, como vamos contrapor a produção desenfreada de hoje ou o quanto o nosso mercado é capaz de entender as mudanças e projetar a nossa profissão.

Como diz o titulo deste fórum de debates, O Que Bom Não Acaba (?).

Dia: 03 de junho de 2017 às 15h
Local: Casarão, no Grande Hotel Canela


Al Handam

Fotógrafo, publicitário, sócio proprietário Studio H Fotografia desde 1981 – Fotógrafo do Getty Images desde 1984
Iniciou sua carreira profissional como repórter fotográfico da Editora Bloch (Revista Manchete) e IMAGE  em 1971, antes de optar pela fotografia Publicitária e  passar atender as maiores Agências de Publicidade do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte Curitiba e Brasilia.
Suas fotos correm o mundo através da Getty Images , da qual foi representante para o Rio de Janeiro, Norte e Nordeste do Brasil. Entrou em contato com a Fotografia Digital pela primeira vez na Photokina da Alemanha em 1986 e em 1996 adotou integralmente o modo digital de produção de imagens, tornando-se pioneiro na vinculação desta tecnologia às rotinas profissionais de trabalho no Brasil.
http://www.studioh.com.br

 


Márcio Scavone

Biografia
Márcio  Scavone. Fotógrafo. Entre 1969 e 1970, trabalha como assistente no estúdio do fotógrafo Marcel Giró, ex-integrante do Foto Cine Clube Bandeirantes – FCCB, em São Paulo. Em seguida, transfere-se para Londres, onde cursa a Faculdade de Fotografia do Ealing Technical College. Retorna ao Brasil em 1977 e abre um estúdio na capital paulista. Nos anos 1980, destaca-se na área publicitária, participa da fundação da Associação Brasileira dos Fotógrafos de Publicidade – Abrafoto e realiza exposição individual no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand – Masp, em 1982. Passa a ser conhecido sobretudo pelos retratos de empresários e celebridades depois de ter uma série de fotos de personalidades publicadas na revista Vogue, em 1992. De 1992 a 1994, reside em Lisboa e atua no mercado editorial. Assina uma coluna sobre estética e história da fotografia na revista Íris entre 1995 e 1996. Em 1998, está entre os cinqüenta fotógrafos escolhidos para participar da edição comemorativa dos 50 anos da Hasselblad, marca sueca de câmera. De 1994 a 2001, mantém uma seção fixa de retratos na revista Carta Capital. Recebe diversos prêmios na área de publicidade, entre eles o Clio Awards e o Leão de Ouro, em Cannes. É autor dos livros Márcio Scavone e Entre a Sombra e a Luz, 1997; Luz Invisível, 2002; e A Cidade Ilustrada, 2004
http://www.marcioscavone.com.br

 


Raul Krebs

Raul Krebs atua em diversas áreas da fotografia, em diferentes mercados e pesquisa incansavelmente estéticas e linguagens. À frente do Estúdio Mutante, recebeu prêmios e participou de livros e anuários. Os mais importantes são: Winner – NY Photo Awards 2012 – Advertising Single; Honorable Mention – NY Photo Awards 2010 – Advertising Series; finalista Prêmio Conrado Wessel de Fotografia Publicitária – 2005 e 2006; Fotógrafo do Ano Salão da Propaganda ARP – 1996, 2004, 2013 e 2014; finalista no IX New York Festivals – International Advertising Awards 2001. Suas últimas exposições individuais foram: Misantropia, Canela Foto 2015, TRAUM, Galeria Lunara – 2012; Lindas de Morrer, Canela Foto – 2013; Máscara, Galeria Urban Arts – 2013 e Canela Foto 2014. Krebs trabalha também com imagem em movimento – é diretor de fotografia em comerciais e clipes, além de codirigir vários trabalhos. Desde o início da carreira procurou desenvolver projetos pessoais, mesclando suportes e utilizando-se da fotografia convencional, digital, pinhole, lomografia e polaroid. Em 2011 assumiu a produção executiva do Canela Foto Workshops, festival de fotografia anual na Serra gaúcha. Ex-baterista de punk rock, tem na música uma fonte grande de inspiração. Prefere não ter convicções duras sobre fotografia, arte, moda e modos de pensar. Em outras palavras, é um Mutante.

http://escolafluxo.com.br/site/portfolio/raul-crebs/

https://raulkrebs.viewbook.com/

 


Cristiano Burmester

Cristiano F. Burmester é um fotógrafo profissional desde 1993. Embora a fotografia tem sido uma parte integrante da sua vida desde a sua adolescência.
Inicialmente dedicando-se ao fotojornalismo, trabalhou como free-lance para diversas revistas brasileiras como: Terra, Horizonte Geográfico, Náutica, Mergulho. Durante este período, produziu extensas histórias sobre assuntos nas áreas de viagens, documentários sociais, natureza e ciência.
Desde 1999, Cristiano uniu a versatilidade e o conhecimento adquirido como fotojornalista ao rigor e à criatividade da publicidade. De seu estúdio em São Paulo, desenvolve produções de imagem para agências de publicidade, editores e empresas como: DM9DDB, WIT, Dreamaker, National Geographic Traveler, Boa Forma, Louis Dreyfus, Petrobrás, International Paper, Terra.
Paralelamente a trabalhos comerciais e jornalísticos, projetos auto-propostos foram desenvolvidos regularmente como forma de elabo- rar sua visão, experimentar o ofício da fotografia e reenergizar sua criatividade.
Sua formação acadêmica inclui um bacharelado em Economia seguido de um M.Sc. Grau na área de Comunicação, e um Ph.D. Em Comunicação e Semiótica. É também professor de fotografia e imagem para majores de Jornalismo, Design e Publicidade na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Presidente da ABRAFOTO.
http://www.crisburmester.com